A palavra certa no lugar e na hora certa

Nessa querida história judaica, encontramos uma mulher corajosa, usada na missão libertadora de Deus. E, assim, Ester se junta a Sara, Agar, Rebeca, Raquel, Tamar, Rute e Débora, cada uma das quais dá seu testemunho de fé em Deus de uma maneira distinta. Encontramos nossas raízes cristãs na fé vivida por este povo de quem o prometido Messias nasceu.

O lugar onde Deus colocou Ester foi uma terra estrangeira, o vasto Império Persa, que se estendia “desde a Índia até à Etiópia” (Et 1.1). Os judeus foram deportados para lá. Ester era órfã e foi criada por seu tio Mordecai. Viviam no exílio. Como viver uma vida de fé numa cultura com valores contrários à fé? Como uma minoria dá seu testemunho? Ester, que nasceu ali ou chegou muito pequena, aculturo‑se e adaptou‑se. Tanto foi assim que o povo de lá nem desconfiou de que ela fosse judia. E Deus a levou para um lugar especial — para o palácio real. Em razão de seu comportamento, sua vivência, sua elegância, simpatia e delicadeza, Ester “alcançou favor de todos quantos a viam” (1.9,15,17). Havia algo diferente nela! Enfim, tornou ‑se a rainha e estava no centro do poder! Seu tio era um funcionário público leal, um cidadão fiel (2.21‑23). Mas a cidadania tem limites. Quando há lealdades conflitantes, a consciência manda (3.2‑4).

O povo judeu corria o risco de aniquilamento. Chegou a hora de Ester demonstrar sua fé abertamente. Tudo no tempo certo de Deus. Mordecai fez o desafio: “quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?” (4.14). Assim, ela tinha de agir politicamente em favor da vida. Tinha de influenciar o poder. Sim, o Deus da missão pode nos colocar perto do poder para agir e influenciar na esfera pública. Com oração, solidariedade e coragem, Ester entrou na presença do rei sem ser chamada. Arriscou sua vida para suplicar pela libertação do seu povo. E, mais uma vez, “alcançou favor” perante o rei (5.2).

Restavam as palavras certas para fazer sua petição. Com sabedoria e certa astúcia, procurou preparar um ambiente pacífico e esperou o tempo propício para falar. Tinha paciência e não se precipitou. No segundo banquete, confrontou Hamã e desmascarou seu plano injusto, revelando sua fé judaica. O rei agiu com justiça, e Hamã foi punido. No tempo certo, Mordecai recebeu recompensa por sua lealdade (6.1‑11). Depois, foi promovido para o centro do poder (8.1‑2). Ele e Ester agiram politicamente para defender a vida e lutar pelo bem ‑estar do seu povo. Em um mundo de injustiças e violência, é preciso ver a missão como ação profética política.

Esse livro tem sido criticado por seu nacionalismo judaico e porque não menciona o nome de Deus. Temos de entender o contexto histórico do exílio e da perseguição. Mas Deus, na sua soberania e providência, está muito presente. Quem levou Ester ao palácio e a fez rainha? Quando Mordecai diz: “se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento” (4.14), está mostrando sua fé em Deus. Uma das lições mais importantes nesse livro é que há um tempo para calar e um tempo para falar. Mordecai aconselhou Ester a não revelar sua linhagem e fé até o momento certo. Deu testemunho pela vida. Com isso, entrou na esfera do poder. Na hora certa ela falou com ousadia e sabedoria.

Texto extraído da Bíblia Missionária de Estudo,
publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil.

4 comments

  1. Vera Lucia

    É maravilhoso ver como Deus age em momentos difíceis, usando pessoas de forma inexplicável para defender nações, vidas, pessoas.
    O amor de DEUS é extremamente maravilhoso. Que possamos ser como Ester, falando e agindo no tempo certo.
    Que Jesus nos dê muita sabedoria nestes dias de tanta violência e perseguição contra os verdadeiros cristãos.

  2. José Renato para dos santos

    Esses estudos são funda mentais para o crescimento Espiritual sabendo que sómente Deus poderia realizar tamano feito é pra ele e por ele somente Ele

  3. Lillian Barros

    Benção 🙏🏼 Que Deus conduza nosso coração a Sua sabedoria.

  4. Pastora Madalena Rodrigues Soares

    Nos dias atuais como em todos os tempos Deus usa as pessoas pouco improváveis para a missão Dele
    Aquela ou aquele indivíduo que achamos impossível para ser uma testemunha de Cristo
    Ele salva e escolhe, chama e capacita para o seu próprio interesse
    Onde trabalho com quem tenho oportunidade de falar
    Vejo como cumprir à missão de Deus por onde andar estou em missão
    Amém e amém por esse texto
    Os que foram escritos
    E os que inspirados serão
    Deus está usando vocês !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *