Missão em contexto de violência

Tão logo o homem pecou e se afastou da comunhão com Deus, morte e violência se tornaram frequentes. E Deus sempre se incomodou com essa situação (Gn 6.5‑6). Davi foi um homem segundo o coração de Deus, mas não lhe foi permitido construir o templo do Senhor, porque ele derramou muito sangue (1Cr 22.8). E Ez 45.9 traz essa mensagem do Senhor: “afastai a violência e a opressão e praticai juízo e justiça”.

A maioria dos campos missionários mais carentes e menos alcançados são países ou povos onde há guerras, perseguição religiosa crescente, ameaças de sequestro, prisão e morte para cristãos nacionais e missionários, regiões dominadas por enfermidades tropicais, contextos urbanos empobrecidos e violentos, ou até grandes catástrofes naturais, causando mortes e sofrimento a milhares. Essas realidades abrem novos campos para o serviço de amor e exigem coragem, sabedoria e sensibilidade, para dar testemunho cristão ao povo.

O sofrimento se expressa nas vítimas da guerra: pessoas mutiladas ou paralisadas, feridas no corpo e na alma, crianças que viram a morte violenta dos pais. Também se manifesta na violência contra mulheres e meninas no lar, na escola, nas ruas, no trabalho, nos campos de refugiados, durante as guerras, por meio de violência sexual, morte para defesa da honra familiar e outras.

Metade da população mundial vive em cidades, e um quarto vive em favelas. O problema das grandes cidades não é apenas o número de habitantes, mas o crescente desemprego, a falta de condições básicas de higiene e saúde, a criminalidade, a pobreza e as drogas. Um terço dos brasileiros vive em bairros marginalizados, onde metade das mortes tem por motivo a violência. O Estado tem se mostrado ineficiente no combate à violência, enquanto o crime organizado se fortalece. O movimento evangélico de missão integral nas favelas precisa se expandir. É preciso enviar missionários dispostos a viver e a trabalhar nas favelas da Ásia, da África e da América Latina.

Há necessidade de um poder interventor para limitar a violência e a exploração, que possa exigir e produzir mudanças políticas e econômicas que garantam a satisfação de necessidades humanas básicas e resistam às forças que a negam. A intenção de Deus é que instituições humanas sejam os canais do seu poder interventor. Sem justiça, o poder se torna destrutivo. Um critério para a legitimidade do poder é verificar se é usado para promover a justiça (Jó 29.14,16‑17). Deus é criativo, e gosta de usar pessoas improváveis. Ele se agrada em usar as coisas fracas e loucas do mundo (1Co 1.27‑29). Deus ainda usa vasos de barro, não muito atraentes nem importantes, mas úteis para levar a água da vida que transforma pessoas e dessedenta um mundo que está morrendo de sede. Ser instrumento de bênção nas mãos de Jesus significa que nosso caminho será semelhante ao dele, por meio da humilhação, do sofrimento paciente e da morte, até a vitória verdadeira e aos frutos abundantes: “se o grão de trigo, caindo em terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, produz muito fruto… Se alguém me serve, siga ‑me” (Jo 12.24,26).

Texto extraído da Bíblia Missionária de Estudo,
publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil.

5 comments

  1. Marlene

    O Senhor logo voltará. Apressemo-nos a levar a mensagem.

  2. hilda brito da silva de jesus

    Esse texto nos leva a refletir…

  3. Cloviston

    Vivemos tempos difíceis porém temos que ter bom ânimo e de naquele que venceu nosso senhor Jesus cristo

  4. Mariela Villamizar

    El veneno mortal de la humanidad es la religión de la falsa ciencia que Cristo cumplió y le puso fin con su muerte. El sistema religioso llámese CATOLICO, evangelio no renovó el conocimiento y está bajo apostasía al igual que los discípulos del anterior pacto viejo de la circunsicion. No pasaron de muerte a vida nueva y eterna después de la resurrección de Jesucristo. Hoy pretenden cambiar al mundo predicando un pacto de obras muertas con 4 libros de historia ? Esos libros de Mateo, Marcos, Lucas y Juan narran la vida anterior de JDN., en cuyo cuerpo Dios imputó 14 generaciones de pecamos y no se acuerda de ellos, quienes son ustedes para que azoten a la Santa iglesia de Jesucristo diciendo que son barro ? Dios acabo el viejo hombre Adan hace 2000 años en la cruz. HEBREOS 10:26.27.28- HEBREOS 10:10.20.29.30.31.

  5. Julio Mutemba

    Este texto me encorajou muito. Tenho andado com peso no coracao querendo edificar um templo, mas contudo nao consigo abertura para isso. Muitas vezes sinto e de tantos pecados que cometi na vida. Contudo fico feliz em saber que mesmo fraco e imperfeito, Deus ainda me pode usar para alcancar almas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *